VIII Grande Prémio de Atletismo do Clube do Pessoal das Águas de Gaia

IMG_0005

O dia começou molhado. Mas quando digo molhado digo mesmo uma tromba de água que se abateu por Gaia, Porto e Maia, entre outros concelhos.

Enquanto me preparava para sair de casa, via relatos de malta em Gaia que mostravam as ruas cobertas de granizo. Nessa altura pensei: “bem, eu não preciso das sapatilhas de estrada, preciso mesmo é das sapatilhas de trail!!”.

Mas o tempo melhorou. Saí e não estava a chover. Cheguei a Gaia e continuava sem chover. Fiz o aquecimento habitual, tempo impecável. Fui para a box da partida, tudo ok. Faltavam 5 minutos para a partida, tromba de água. Em menos de 5 minutos, eu e todos os que se encontravam prontos a partir tomaram novamente banho, ensoparam as sapatilhas e viram o aquecimento ir por água abaixo.

Esta foi sem dúvida uma corrida das Águas de Gaia (= não faltou água nenhuma!!).

Dado o sinal de partida, o tempo melhorou, mas o piso não. Muito paralelo escorregadio e imensas poças de água. Se as sapatilhas já estavam encharcadas, mais ainda ficaram e começaram a pesar nos pés.

Lembrei-me das recomendações do coach: arranque a 4:50, manter 2Kms, aumentar ritmo aos 3K, retornar ao 4K. Defender posição, abrir ao K8 e terminar em sprint.

Como sempre, nem olhei para o relógio e confiei no instinto. Big mistake. Arranquei mais forte do que o previsto e fiz um esforço por manter sempre assim (mas nem sempre consegui).

Ao K6 deixei de conseguir defender a posição e as subidas eram penosas com o vento frontal a soprar e a empurrar para trás.

Acordei ao K8, com a visualização da meta e comecei a aumentar o ritmo. Ao K9.5 vi a meta ao fundo da subida e isso deu-me gás. Abri a passada e acelerei ultrapassando cerca de 6 atletas num sprint louco subida acima.

Estava terminada. Olhei para o relógio: 47:14! Não estava à espera. Sabia que ia rápido mas não que ia fazer um tempo aproximado à da Corrida do Mar. São provas tão distintas.. e esta é um carrocel urbano autêntico (sobe e desce o tempo todo!).

Não cumpri a estratégia que levava para a prova, mas senti-me bem na mesma. E melhorei a curva de performance, criando menos desfasamentos entre os ritmos rápidos e os ritmos lentos. Isto é, estou a melhorar! 🙂

De louvar a organização e o saco de prendas que nos é oferecido no final da prova! De recordar que esta é uma das provas mais baratas do país! 🙂

FullSizeRender_1

E aqui fica o log do percurso:

Sim Gaia, sinto-me vingado! 😛

Até para o ano amigos! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s